NOVO BLOG!!

GALERA, APARTIR DE HOJE 19/02/2010 COMECEI A CRIAR UM NOVO BLOG, AGORA SO DE FILMES E SERIADOS ONLINE, JA TEM ALGUNS FILMES PRA VCS CURTIREM, BREBE TEREI MUITOS OUTROS. COLOQUEI UMA JS NO SITE PARA AJUDAR A DIVULGAR, ESPERO QUE GOSTEM E ME AJUDEM A DIVULGAR MAIS E MAIS... UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!! ADM MUNIZ GAMES!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mente Pequena/ Mente Grande 4 (contos)

Mente Pequena/ Mente Grande 4

Exercícios de Consciência Ampliada
- Onde a gente tinha parado mesmo?
- Eu estava pensando em aprofundar nas questões que levantamos na última entrevista.
- Quais questões?
- As questões do Mundo do Realizado e do mundo do Irrealizado.
- Pois não.
- Eu estou pegando aqui uma declaração do senhor em outra passagem, em que dizia:
"Não acredito em felicidade. Acredito em realização".
- Não me lembro de quando disse isso, mas a frase é legal.
- Modéstia à parte.
- (Risos) Modéstia à parte.
- O senhor pode falar sobre essa frase ou vamos ficar apenas apreciando a sua sonoridade?
- (Risos) Podemos falar sobre ela, por que não? O que você acha dessa frase?
- Acho que temos alguns séculos de culto à idéia de felicidade, milhares de contos de fada e filmes de Hollywood falando da busca da tal da Felicidade, para o senhor detonar com tudo isso com uma frase de sete palavras.
- Pôxa, me desculpe se essa frase tirou o sentido da sua vida (Risos). A Felicidade é um mito que arrecada bilhões de dólares em livros de Auto-Ajuda. Todo mundo fica atrás dessa quimera, o que causa mais sofrimento do que felicidade. Eu prefiro imaginar que Realização é mais concreto que Felicidade. Eu posso realizar a minha carreira, essa entrevista, um bom livro. Eu posso chegar no final de minha vida e ver que realizei mais do que omiti, participei do jogo da vida da melhor forma possível, não fiquei do lado da estrada chorando porque a vida é muito empoeirada, ou porque não consigo encontrar essa tal de felicidade.
- Voltamos à questão do Aqui/Agora.
- Sim. A felicidade é uma coisa que está sempre no futuro, sempre em outro lugar que não no Aqui/Agora. A realização é para já. Quando acabarmos essa entrevista, provavelmente não teremos encontrado a Felicidade, mas estaremos felizes por realizar algo que, antes de sentarmos aqui, era apenas um potencial, apenas uma possibilidade entre tantas outras.
- A Mente Grande quer a realização?
- Sim. A Mente Grande gosta das coisas realizadas, mas não deixa de sonhar com elas. Nem fica sentada sobre o que já realizou. Também não perde tempo lamentando o que não consegue realizar.(Coça a cabeça, como se estivesse lhe ocorrendo mais uma idéia) Eu tenho outra frase para você.
- Oba! Pode falar.
- (Fez uma pose teatral, como um trovador bradando sobre a ribalta)
"O pior cego é o que não enxerga o Invisível".
Olhou para mim com o canto dos olhos, de uma forma engraçada, como que esperando aplausos. Eu aplaudi, mas com uma cara de quem não tinha entendido nada.
- Você não entendeu, não é?
- Não.
- Eu sabia.
- Podes iluminar essas trevas, Mestre?
- (Risos) Posso! ... Posso!... Mas não vou! Parei no meio da risada.
- Por que não?
- Primeiro, precisas pensar nessa frase, insolente aluna... Usai vossos neurônios!
- (Risos)Sabe o que me lembra essa frase?
- Diga!
- Uma vez perguntaram para o Mike Jordan como ela conseguia voar dentro da quadra. Ele era apelidado de Air Jordan por isso: parecia estar sempre voando até a cesta. Sabe o que ele respondeu?
- Não.
- Ele respondeu que ele como que enxergava uma escada no ar e ia subindo por ela.
- Ele subia por uma escada invisível.
- Exato.
Ergueu os braços como se estivesse comemorando um gol.
- Você captou exatamente o espírito da coisa, amada aluna! Agradeci como se recebesse uma salva de palmas.
- Obrigada. Obrigada.
- A Mente Pequena não enxerga o Invisível. Precisa de tudo lá, debaixo dos olhos, para palpar, cheirar, provar. A Mente Pequena não enxerga a escada invisível que leva à cesta. Que imagem genial você me trouxe!
- Meus neurônios não estão tão mal assim.
- Viu? Os seus neurônios estão em boa forma.
- Esse é o cego que não enxerga o invisível?
- Do que você está falando?
- Quem não enxerga o Invisível não enxerga a escada invisível?
- A maioria deles nem acredita no Invisível.
- Talvez porque o invisível seja muito vazio.
- Captaste outra questão fundamental, Gafanhoto!
- Gafanhoto?
- Você nunca assistiu aquele seriado dos anos setenta, Kung Fú?
- Nos anos setenta eu usava fraldas, amado mestre.
- No seriado, o mestre chamava o seu discípulo de Gafanhoto. Deixa prá lá...Deixa pra lá... Não se pode confiar numa entrevistadora que nunca assistiu Kung Fú, nem Columbo, nem Bonanza...
- Ai, meu Deus... Vou procurar na TV a cabo.
- "A Feiticeira" você assistiu...
- Assisti! - Muito bem! (Risos) Você não é um caso tão perdido, afinal...
- Onde a gente estava mesmo?
- Na escada invisível.
- Não. Tinha outra coisa.
- A escada invisível esta bem no meio do Vazio.
- Isso. Mas fui eu quem falou do Vazio.
- Sim. Foi você.
- Obrigada.
- Disponha. Posso continuar, Gafanhoto?
- Pode.
- Michael Jordan olha para a cesta, está com a bola nas mãos...
- OK.
- Entre ele e a cesta há um imenso vazio.
Não entendi onde ele queria chegar, mas não interrompi o raciocínio.
- A Mente Grande consegue enxergar as escadas que estão dentro do Vazio e caminhar sobre elas como o astro de basquete que "caminha no ar". A Mente Pequena chora porque ninguém aparece com uma escada ou, de preferência, um helicóptero para levar a bola até a cesta. Para ela, o Vazio é sempre o Impossível. Para a Mente Grande, o Vazio é o Provável.
Bebeu um pouco d`água e levantou a mão, como que pedindo tempo para completar o pensamento.
- A Mente Grande percebe que o Vazio é Potencialidade.
- Potencialidade?
- Isso. O Vazio tem em si um manto, uma trama de infinitas possibilidades que podem começar a se arranjar em suas escadas invisíveis. Para a Mente Pequena, o Vazio é apenas vazio. Para a Mente Grande, vazio é Possibilidade Infinita. Minha cara deve ter sido de muita dúvida nesse momento.
- Você quer um exemplo, não é?
- Quero... Muito.
- (Risos) O que é para você, um Grande Vazio?
- Ficar sem namorado (Risos)
- (Rindo também) Quando você fica sem namorado, o que você faz?
- Ligo para os namorados antigos (Risos).
- Viu? Você não agüenta nem um tempinho sozinha?
- Nem cinco minutos.
- Alguma vez alguma coisa pediu para você esperar um pouco?
- Para dizer a verdade, sim. A conversa foi ficando séria. - Mas você não agüentou...
- Não. Eu nunca agüento ficar sozinha.
- Mesmo que isso garanta um monte de namorados tranqueiras.
- Com certeza.
- Posso te perguntar uma coisa pessoal?
Fechei os olhos. - Manda.
- O que fica sempre Vazio nos seus relacionamentos?
Acho que mordi o lábio inferior com tanta força que quase tirei sangue dele.
- Eu tenho sempre a impressão que o namorado não está lá.
- Você sente o Vazio como uma grande solidão.
- Sim.
- Você não acredita no seu potencial de ter alguém do seu lado.
- Para dizer a verdade, não.
- Por isso você não agüenta ficar só.
- Acho que sim. Ele me olhou de forma muito terna, o que quase me fez chorar.
- Eu tenho jeito, doutor?
- Acho que não. Essa Mente Pequena é um caso perdido
Falou em tom de brincadeira, mas bem que eu fiquei com medo que dissesse a verdade.
- Isso é uma Mente Pequena?
- Isso o que?
- A gente acreditar que as coisas não vão se realizar nunca?
- Será que você não acredita, ou não quer acreditar?
Uma lágrima ridícula desceu pela minha face. Ele fingiu não vê-la.
- Venha na próxima semana que a gente vai começar a lidar com esse vazio. Por que os analistas terminam a sessão na hora mais decisiva?
- Ei, menina - falou enquanto eu arrumava as minhas coisas.
- Oi?
- Você quer mesmo ir fundo nisso?
- Quero. - Você vai incluir isso na sua entrevista?
- Se o senhor não se incomodar...
- Eu não me incomodo. Eu temo que você se incomode.
- Pôxa, vai ser tão ruim assim? Ele passou a mão pelo meu ombro.
- Acho que não. Acho que não.
Eu sorri, nervosa, mas fiquei com muito medo do "Acho". Mas o medo do desconhecido torna as nossas mentes muito pequenas. Isso eu já tinha aprendido. Mas o meu aprendizado estava apenas começando...

0 comentários:

Postar um comentário

Galera, deixem aqui seus comentarios, dicas ou sujestões... abração a todos!!!