NOVO BLOG!!

GALERA, APARTIR DE HOJE 19/02/2010 COMECEI A CRIAR UM NOVO BLOG, AGORA SO DE FILMES E SERIADOS ONLINE, JA TEM ALGUNS FILMES PRA VCS CURTIREM, BREBE TEREI MUITOS OUTROS. COLOQUEI UMA JS NO SITE PARA AJUDAR A DIVULGAR, ESPERO QUE GOSTEM E ME AJUDEM A DIVULGAR MAIS E MAIS... UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!! ADM MUNIZ GAMES!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Mãe no Mundo Moderno (contos)

A Mãe no Mundo Moderno

Ainda que faça uso das palavras na tentativa de registrar a articulação possível de meus pensamentos com os objetos do mundo, reconheço limites sobre os quais se tornam difícil a tarefa de transpô-los. Nesses momentos recorro a mentes privilegiadas que com brilhantismo puderam fazê-lo antes de mim.
Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento.Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. Carlos Drummond de Andrade - "Para Sempre"
Com a proximidade do dia das mães, senti-me na obrigação de escrever algo sem cair na tentação de fazê-lo academicamente. Ainda que, nos dias atuais, as tradições e os valores familiares estejam submetidos ao relativismo, a mãe e a função materna mantém-se como matriz sobre a qual se constituem os sujeitos do mundo. Lembremos que nós humanos, nascemos em estado de dependência total à mãe e é a ela que nos alienamos totalmente nos primeiros meses de nossa existência. Foi através de seus cuidados que nos constituímos como um corpo integrado, foi por meio de seu olhar que nos constituímos como um ser único e distinto dos demais, foi ela quem nos saciou e aplacou as angústias frente as nossas primeiras necessidades e era em seu colo que nos aconchegávamos e dormíamos protegidos pelo calor de seu corpo.Muito embora, mais adiante, tivemos que renunciar a exclusividade deste amor, pois existia papai e outros interesses por parte de mamãe, foi somente tendo cumprido este idílio de amor entre mãe e filho(a) que pudemos nos constituir como seres desejantes para o mundo.As configurações atuais, do mundo moderno, têm interferido sobremaneira nas relações entre pais e filhos. As exigências ditadas pela sociedade moderna têm relegado a estas relações, espaços cada vez mais reduzidos e desprovidos de afetividade. Isto não ocorre impunemente, haja vista, os sinais de deteriorização social, como: violência, drogadição, falta de sentido para a vida, etc. Penso que transformações em direção a relações mais humanas passam inevitavelmente pelo resgate das tradições, da espiritualidade, da contemplação, enfim... da riqueza da vida humana e, principalmente, pelo resgate do feminino, ou seja, a capacidade de dar vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Galera, deixem aqui seus comentarios, dicas ou sujestões... abração a todos!!!